No próximo dia 26, centenas de atletas vão enfrentar o desafio de percorrer 6,5km, de São Conrado à Rocinha. Com trechos íngremes que chegam a 3km, atingindo a elevação máxima de 189m, a “Subida da Rocinha” conta com um percurso inédito para atletas experientes. O evento é uma iniciativa beneficente do Hurb, empresa carioca de tecnologia com a maior plataforma de viagens online no Brasil, para incentivar a prática esportiva assim como impactar positivamente a região da cidade. A ação é realizada em parceria com a Spiridon Evento e tem apoio da Prefeitura do Rio.


Partindo de um ponto próximo à área de pouso de asas-deltas da praia de São Conrado e com faixa de chegada perto da UPP Rocinha, o trajeto – uma novidade para os praticantes do esporte – foi definido também por um viés simbólico, além de fatores práticos que viabilizem sua execução. Ao conectar duas realidades bastantes diferentes do Rio de Janeiro, a empresa enfatiza seu papel de oferecer novas experiências para seus viajantes e estende essa proposta aos diversos públicos impactados por suas ações.


“A ideia é conectar esses dois espaços que, mesmo estando muito próximos, apresentam contextos tão diferentes. Queremos levar o morador do asfalto a conhecer a realidade da comunidade pelo trajeto, subindo as ruas e vielas da favela”, afirma Rodrigo Andrade, head de Content Strategy do Hurb. “O Hurb está sempre atento a novas formas de investir na cidade, que abriga sua sede, seja viabilizando melhorias no seu espaço público, seja desenvolvendo tecnologias que melhorem a qualidade de vida das pessoas ou o acesso à informação. E nós encontramos no esporte uma oportunidade de atrair um novo olhar para essa região já conhecida pelos cariocas, além de fomentar a economia local”, explica.


A realização da corrida reflete dois objetivos da travel tech. O primeiro reforça o compromisso do negócio carioca em conceber projetos que beneficiem a cidade. Para isso, a produção do evento contratou fornecedores da Rocinha em todas as oportunidades possíveis, como para a compra diária de materiais, alimentação e transporte, chegando a atingir cerca de 200 pessoas. Criada na comunidade, a empresária Rosedelze Paiva é uma dessas pessoas. “Me orgulho de chegar onde estou através do esporte. A chave para o meu sucesso como empreendedora é ajudar a mudar as perspectivas das pessoas que moram aqui também, mostrando um caminho de solidariedade, empatia e oportunidades com o nosso trabalho”, conta. Espera-se ainda que a corrida gere mais visibilidade positiva para esse espaço, que possa render novos frutos para a região, e que ainda incentive outras marcas a investir positivamente no local.


Vale destacar que todo o valor arrecadado com as inscrições na corrida será revertido em cestas básicas para a comunidade. Garantindo seu lugar na disputa, os participantes têm direito a retirar um kit com camisa, viseira, squeeze e mochila, no shopping Fashion Mall. Todos receberão também uma medalha pela participação ao fim do evento. Além disso, os três primeiros corredores mais rápidos no grupo maculino e no feminino serão premiados com pacotes de viagens nacionais e internacionais.


E alcançar esse tipo de impacto por meio do esporte indica o segundo propósito do Hurb, que valoriza seu potencial de transformação de vidas. Para além do evento, a travel tech revitalizou uma quadra poliesportiva – antes precarizada – na comunidade. Para isso, optou por investir no piso SES Elite, projetado para desempenho profissional em basquete, mas que apresenta também alta performance para as práticas de tênis, pickeball, futsal e vôlei. Feito em TPE, o material é usado em eventos como Olimpíadas e Tour Mundial do Basquete 3×3 pelas características de segurança, conforto e mobilidade.


O espaço será apresentado aos competidores ao fim da corrida, recebendo-os na premiação final. No dia anterior (25/03), a travel tech preparou uma programação especial para a entrega da quadra aos moradores: a partir das 08h, oferecerá um café da manhã, seguido de aulas de capoeira, tênis, jiu-jitsu, futebol, basquete, vôlei e handebol, para mostrar na prática a versatilidade da quadra. A ação inclui ainda almoço e lanche para os participantes das atividades.


A empresa tem sua própria comunidade de colaboradores que praticam corridas semanalmente e sorteará dez vagas no evento para o público interno interessado. Incentivando bem-estar, lazer e a prática de atividade física no próprio escritório, a companhia oferece também aulas voltadas para outros esportes, como jiu-jitsu,boxe e a prática de yoga.


“Subida da Rocinha” terá 500 vagas para corredores e conta com a produção da Spiridon Eventos, empresa com expertise na produção de eventos esportivos há mais de 20 anos. “Essa é uma prova desafiadora para todos os competidores, ao mesmo tempo em que o esporte une forças com a solidariedade, empreendedorismo e o turismo no Rio, principalmente na Rocinha”, comenta Traven, da empresa Spiridon, a realizadora da corrida.


As inscrições já estão abertas na plataforma TicketSports, onde também está disponível o regulamento completo da corrida. As inscrições serão limitadas pelo número de vagas disponíveis. Podem participar maiores de 16 anos de idade. limitadas ao número de vagas

Serviço:

Data: 26/03/2023
Distância: 6,5km
Largada: São Conrado, próximo ao pouso da Asa Delta
Chegada: Portão Vermelho (Parque Ecológico da Rocinha)
Horário da largada: 7:30h

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Grupo de teatro doa livros pelos becos da Rocinha no Dia das Crianças

Todo ano, no Dia das Crianças, o cenário se repete. Crianças recebem…

Fala Roça forma cinco comunicadores comunitários

Na contramão dos grandes grupos jornalísticos, que têm seu trabalho cada vez…

Rocinha recebe semana em prol da visibilidade LGBT

A Biblioteca Parque da Rocinha C4 em parceria com a Prefeitura do…

Tribunal de Justiça do RJ proíbe Crivella de remover lojistas no Camelódromo da Rocinha

Os lojistas do Camelódromo da Rocinha conseguiram uma liminar no Tribunal de…