No próximo dia 26, centenas de atletas vão enfrentar o desafio de percorrer 6,5km, de São Conrado à Rocinha. Com trechos íngremes que chegam a 3km, atingindo a elevação máxima de 189m, a “Subida da Rocinha” conta com um percurso inédito para atletas experientes. O evento é uma iniciativa beneficente do Hurb, empresa carioca de tecnologia com a maior plataforma de viagens online no Brasil, para incentivar a prática esportiva assim como impactar positivamente a região da cidade. A ação é realizada em parceria com a Spiridon Evento e tem apoio da Prefeitura do Rio.


Partindo de um ponto próximo à área de pouso de asas-deltas da praia de São Conrado e com faixa de chegada perto da UPP Rocinha, o trajeto – uma novidade para os praticantes do esporte – foi definido também por um viés simbólico, além de fatores práticos que viabilizem sua execução. Ao conectar duas realidades bastantes diferentes do Rio de Janeiro, a empresa enfatiza seu papel de oferecer novas experiências para seus viajantes e estende essa proposta aos diversos públicos impactados por suas ações.


“A ideia é conectar esses dois espaços que, mesmo estando muito próximos, apresentam contextos tão diferentes. Queremos levar o morador do asfalto a conhecer a realidade da comunidade pelo trajeto, subindo as ruas e vielas da favela”, afirma Rodrigo Andrade, head de Content Strategy do Hurb. “O Hurb está sempre atento a novas formas de investir na cidade, que abriga sua sede, seja viabilizando melhorias no seu espaço público, seja desenvolvendo tecnologias que melhorem a qualidade de vida das pessoas ou o acesso à informação. E nós encontramos no esporte uma oportunidade de atrair um novo olhar para essa região já conhecida pelos cariocas, além de fomentar a economia local”, explica.


A realização da corrida reflete dois objetivos da travel tech. O primeiro reforça o compromisso do negócio carioca em conceber projetos que beneficiem a cidade. Para isso, a produção do evento contratou fornecedores da Rocinha em todas as oportunidades possíveis, como para a compra diária de materiais, alimentação e transporte, chegando a atingir cerca de 200 pessoas. Criada na comunidade, a empresária Rosedelze Paiva é uma dessas pessoas. “Me orgulho de chegar onde estou através do esporte. A chave para o meu sucesso como empreendedora é ajudar a mudar as perspectivas das pessoas que moram aqui também, mostrando um caminho de solidariedade, empatia e oportunidades com o nosso trabalho”, conta. Espera-se ainda que a corrida gere mais visibilidade positiva para esse espaço, que possa render novos frutos para a região, e que ainda incentive outras marcas a investir positivamente no local.


Vale destacar que todo o valor arrecadado com as inscrições na corrida será revertido em cestas básicas para a comunidade. Garantindo seu lugar na disputa, os participantes têm direito a retirar um kit com camisa, viseira, squeeze e mochila, no shopping Fashion Mall. Todos receberão também uma medalha pela participação ao fim do evento. Além disso, os três primeiros corredores mais rápidos no grupo maculino e no feminino serão premiados com pacotes de viagens nacionais e internacionais.


E alcançar esse tipo de impacto por meio do esporte indica o segundo propósito do Hurb, que valoriza seu potencial de transformação de vidas. Para além do evento, a travel tech revitalizou uma quadra poliesportiva – antes precarizada – na comunidade. Para isso, optou por investir no piso SES Elite, projetado para desempenho profissional em basquete, mas que apresenta também alta performance para as práticas de tênis, pickeball, futsal e vôlei. Feito em TPE, o material é usado em eventos como Olimpíadas e Tour Mundial do Basquete 3×3 pelas características de segurança, conforto e mobilidade.


O espaço será apresentado aos competidores ao fim da corrida, recebendo-os na premiação final. No dia anterior (25/03), a travel tech preparou uma programação especial para a entrega da quadra aos moradores: a partir das 08h, oferecerá um café da manhã, seguido de aulas de capoeira, tênis, jiu-jitsu, futebol, basquete, vôlei e handebol, para mostrar na prática a versatilidade da quadra. A ação inclui ainda almoço e lanche para os participantes das atividades.


A empresa tem sua própria comunidade de colaboradores que praticam corridas semanalmente e sorteará dez vagas no evento para o público interno interessado. Incentivando bem-estar, lazer e a prática de atividade física no próprio escritório, a companhia oferece também aulas voltadas para outros esportes, como jiu-jitsu,boxe e a prática de yoga.


“Subida da Rocinha” terá 500 vagas para corredores e conta com a produção da Spiridon Eventos, empresa com expertise na produção de eventos esportivos há mais de 20 anos. “Essa é uma prova desafiadora para todos os competidores, ao mesmo tempo em que o esporte une forças com a solidariedade, empreendedorismo e o turismo no Rio, principalmente na Rocinha”, comenta Traven, da empresa Spiridon, a realizadora da corrida.


As inscrições já estão abertas na plataforma TicketSports, onde também está disponível o regulamento completo da corrida. As inscrições serão limitadas pelo número de vagas disponíveis. Podem participar maiores de 16 anos de idade. limitadas ao número de vagas

Serviço:

Data: 26/03/2023
Distância: 6,5km
Largada: São Conrado, próximo ao pouso da Asa Delta
Chegada: Portão Vermelho (Parque Ecológico da Rocinha)
Horário da largada: 7:30h

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Editorial: Jogos Olímpicos da exclusão?

Em meio aos Jogos Olímpicos Rio 2016, lançamos mais uma edição do…

O que a Rocinha tem a ver com as mudanças climáticas

Recentemente, em julho de 2021, enfrentamos um frio intenso no Estado do…

Rocinha de luto pela morte de Dona Elizia

A educadora Francisca Elizia de Medeiros Pirozi, conhecida como Dona Elizia, morreu…