Nesse sábado, 14 de janeiro de 2023, às 10h, será realizado o lançamento da nova versão do Mapa Cultural da Rocinha, realizado pelo Fala Roça e apoiado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fomento à Cultura Carioca (FOCA).

O mapeamento feito por moradores identificou mais de 150 iniciativas culturais, mostrando o potencial sociocultural e de economia criativa da Rocinha. As informações ficarão disponíveis em um mapa virtual (www.falaroca.com/mapa) onde as pessoas poderão acessar livremente.

Uma das descobertas revelou que muitas iniciativas culturais foram criadas ou são coordenadas por mulheres. Além disso, a oferta de aulas de reforço escolar foi identificada em várias organizações locais para suprir os impactos da pandemia de covid-19 que afetou a rede escolar de ensino.

A metodologia e estrutura do mapa estarão disponíveis para download, podendo ser replicada por outras pessoas, coletivos e organizações sociais.

Sobre o mapa

Somente no Rio de Janeiro existem mais de mil favelas. Em 2013, o termo “favela” foi removido pelo Google dos mapas digitais, supostamente a pedido da prefeitura e de empresas de turismo, causando buscas incorretas e áreas que são bastantes povoadas apareciam com espaços em branco ou verde, gerando uma sensação de exclusão das favelas como parte da cidade e ignorando as milhares de pessoas que vivem nesses locais.

A primeira versão do Mapa Cultural da Rocinha surgiu em 2015 e foi feita com o auxílio de um aparelho celular e um aplicativo de GPS para identificar as coordenadas geográficas, já que não há como localizar as iniciativas culturais porque, historicamente, a favela não tem CEP (quando existe). Na época, cerca de 100 iniciativas culturais foram identificadas pelo Fala Roça.

Em 2017, o Instituto Pereira Passos apagou favelas do mapa turístico da cidade em folhetos que eram distribuídos pela Riotur para turistas. Partes da Rocinha, Dona Marta, Babilônia e Cantagalo foram substituídas por florestas ou espaços vazios.

SERVIÇO: 

Fala Roça lança nova versão do Mapa Cultural da Rocinha

Data: 14 de janeiro de 2023

Horário: 10h

Local: Auditório da Biblioteca Parque da Rocinha

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Grupo de dança na Rocinha procura bailarinos para espetáculo afro brasileiro

Na próxima sexta-feira (15/1), a professora dança e coreógrafa Ana Lúcia Silva realizará uma audição para…

Moradores criam escola de cinema na Rocinha para promover inclusão no mercado cinematográfico

Cursos de férias, cineclube e palestras com diretores de filmes marcam a abertura da Academia de Cinema para inspirar talentos da favela

Leo Godoi: o goiano que criou o Rocinha em Cena

O teatro costuma abrir portas para outros mundos. Foi com esse pensamento…

Mestre Manel da Capoeira: 40 anos de Rocinha e muita história pra contar

Migrante aos 19 anos, ele chegou ao Rio sozinho, sem dinheiro, pouco estudo e com muitos sonhos