A Defesa Civil Municipal realizou 114 vistorias entre janeiro até outubro de 2022 em diferentes localidades da Rocinha. De acordo com a Subsecretaria de Defesa Civil, das 114 vistorias realizadas, 16 tiveram atendimento emergencial e 40 vistorias foram arquivadas por não apresentarem risco ao local vistoriado.

Foram executadas 120 interdições, foi solicitada a demolição de 9 edificações e o lançamento de lona plástica em 1 talude. Os casos que chegam pela central da Defesa Civil Municipal são atendidos por diferentes órgãos.

Uma casa de três andares com cobertura desabou na Rocinha, nesta quinta-feira (17/11), na localidade Cidade Nova, na parte baixa da Rocinha. O desabamento ocorreu por volta de 8h da manhã na Travessa Luz, próximo ao Caminho do Boiadeiro. Segundo moradores,  na casa, moravam um casal e um filho. O impacto gerou uma onda de poeira, afetando as vias respiratórias de vizinhos que acordaram no susto. Um morador identificado como Lorinaldo Costa Monteiro, de 54 anos, está desaparecido e não se sabe a causa do ocorrido.

Os bombeiros e as equipes da Defesa Civil já estão no local fazendo o resgate de cerca de 20 pessoas que ficaram ilhadas com o desabamento. A equipe da Secretaria de Assistência Social também está a caminho para colaborar com o resgate e acolhimento das pessoas impactadas com o desabamento. Até o momento não há registros de feridos e nem da causa do ocorrido. 

“Pelo que apurei com as equipes da subprefeitura que estão no local acompanhando os trabalhos, ao que parece era uma casa de 3 andares com uma cobertura. Num primeiro momento a Defesa Civil aponta que o desabamento não abalou as estruturas vizinhas. Os trabalhos seguem no local com a retirada de escombros e buscas de possíveis desaparecidos. Apenas após a retirada dos escombros e limpeza da área será possível oferecer um parecer oficial sobre os impactos do desabamento.”, disse Flávio Valle, subprefeito da Zona Sul.

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Fala Roça anuncia retorno de sua versão impressa

O jornal impresso Fala Roça voltará às ruas da Rocinha, no segundo…

Gravidez na Rocinha: mães falam sobre saúde mental e maternidade

Inspirada na sua própria experiência como mãe, Iara Batista se especializou como educadora perinatal e doula e criou o projeto Acolher Periférico para compartilhar informações para com as mulheres leigas das favelas

História da Rocinha ganha aulão gratuito na Biblioteca Parque da Rocinha

A Rocinha foi a favela mais pesquisada ao longo do século 20,…

Fala Roça realiza 1ª Conferência de Jornalismo Comunitário

O Rio de Janeiro vai sediar a primeira edição da Conferência de…