Após semanas de preparação intensa, Diego Silva, de 30 anos, mais conhecido como Buchecha está pronto para representar a Rocinha no Skaus Combat. Esse é um dos maiores eventos de kickboxing do país, organizado por figuras já consagradas no mundo da luta como José Aldo e Emerson Falcão.

Professor Diego da Silva Barbosa, o Buchecha, incentiva o esporte na favela. (Fot: Michele Silva)

Buchecha é um atleta veterano e sua relação com o esporte começou aos 15 anos de idade. Considerado tardio no mundo da luta e, ao contrário do que é comum, ele não foi descoberto em um projeto social. “Comecei a trabalhar cedo e assim pude pagar as aulas. Se existisse algum projeto dedicado à isso naquela época, com certeza teria começado bem antes”, conta Buchecha.

Ele contou que se interessou pela luta inspirado pelos filmes, seus pais não apoiavam a ideia e ele se espelhou em seus professores para fazer a sua história. Valeu a pena. Buchecha foi campeão de muay thai, categoria até 75kg, na Tailândia, em 2015 e tem um longo histórico de competições. Atualmente é vice-presidente da Federação Estadual de Muay thai (FEMM) e Diretor de Arbitragem da Confederação Brasileira de Muay thai (CBMB).

Buchecha começou a ensinar muay thai na Rocinha há 12 anos através do projeto Lutando Para Crescer, criado por ele e alguns amigos. “Comecei um projeto social porque naquela época diziam que isso ‘dava dinheiro’. Logo de cara percebi que isso não era bem assim e quase desisti. Um dia não fui dar aula e a molecada apareceu na porta da minha casa. Eram umas 40 crianças e um deles disse ‘se não vai terminar, por que começou?’. Peguei o material, desci para dar aula e nunca mais parei”. As aulas do projeto Lutando Para Crescer são gratuitas e acontecem no Centro de Lutas da UPP e no Acadêmicos da Rocinha para crianças a partir de 7 anos de idade.

“Assim como eu, muitas crianças crescem com pouca referência dentro de casa, principalmente referência paterna. O esporte acaba tendo um papel muito importante nesse sentido. As famílias notam uma melhora nos estudos, no respeito e na disciplina. Assim como eu me espelhei nos meus professores, eles se espelham em mim”, conta Buchecha, explicando que tem alunos que o chamam de pai. “Tenho 3 filhos de sangue e um montão do esporte”, brinca ele.

Seus alunos também se desenvolveram e trilharam o mesmo caminho. Um deles, Marcos Vuvuzela, foi campeão mundial na Tailândia em 2016 e hoje faz sucesso no MMA. Rafael Careca foi vice-campeão mundial de muay thai também na Tailândia, no mesmo ano.

“Essa é a luta mais importante da minha vida”, destaca Buchecha, convidando à todos para prestigiar a luta. Nós poderemos acompanhar e torcer. O evento começa às 20h e será transmitido ao vivo na televisão pelo canal Combate e na internet, no site do UFC. Buchecha luta contra Cleyton Nunes na terceira disputa da noite.

Confira todas as lutas do Skaus Combat 3:

CARD PRINCIPAL
LUTA 12 – Final GP
LUTA 11 – Lucas Caldas vs Pedro Souza
LUTA 10 – Gibran Alves vs Junior Luiz
LUTA 9 – Ramon Costa vs Wallace Portela
LUTA 8 – Toni Carlos vs Matheus Machado
LUTA 7 – Diogo Manna vs Yuri Vicente
LUTA 6 – Felipe Jesus vs Felipe Campos
LUTA 5 – Cleyton Nunes vs Diego Silva
LUTA 4 – Segundo confronto GP
LUTA 3 – Primeiro confronto GP
LUTA 2 – André Souza vs Jaime Cardoso
LUTA 1 – Luciana Pereira vs Karina Menezes

CARD PRELIMINAR
LUTA 3 – Marcello Cunha vs Lucas Alexander
LUTA 2 – Adilson Ligeirinho vs Denys Ferreira
LUTA 1 – Aryane Reis vs Bia Diniz

Serviço – Skaus Combat 3

Data: Sexta-feira, 12 de outubro
Hora: 18h Card Preliminar / 20h Card Principal
Local: Upper Arena (Rua Bibiano Pereira, 2 – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ)
Ingressos: Academia Upper (Rua Marques de Abrantes, 96 – Flamengo) / Famous Burger (Rua Barão do Flamengo, 35 – Flamengo)

Assine nossa newsletter

Receba por e-mail informações sobre a maior favela do Brasil.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Jovem da Rocinha troca festa de aniversário por doações para moradores de rua

Milhares de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza no Rio de Janeiro

Senac oferece cursos profissionalizantes gratuitos na Rocinha

O Senac RJ está com inscrições abertas para cursos gratuitos de capacitação…

Museu resgata a história da Rocinha

Um pássaro com as patas plantadas para frente e com a cabeça…

Pré-vestibular Só Cria: mais uma porta de entrada na faculdade. Inscrições abertas!

Através de uma parceria entre o coletivo Movimenta Rocinha, as Brigadas Populares…