No próximo final de semana – dias 2,3 e 4 de abril – o documentário “Via Sacra da Rocinha: arte e resistência na favela” estará disponível, gratuitamente, na plataforma Innsaei.tv para todos que tiverem interesse em conhecer o maior espetáculo teatral de rua do Rio de Janeiro: a Via Sacra da Rocinha.

O link para acesso será disponibilizado a partir das 18 horas da Sexta-feira da Paixão nas redes sociais do documentário (viasacradarocinha.filme), ficando liberado o acesso gratuito por 48 horas, ou seja, até às 18 horas do Domingo de Páscoa.

Essa iniciativa tem como objetivo amenizar a ausência desse evento no calendário cultural da cidade que, devido a epidemia da Covid-19, pelo segundo ano consecutivo não estará nas ruas da comunidade para adaptar a realidade territorial ao texto da peça “O homem de Nazaré – a via sacra de hoje”, escrito por José Maria Rodrigues. Como tradicionalmente acontece toda Sexta-feira da Paixão, desde 1992.

É pela grandeza e importância da Via Sacra da Rocinha que a Cia de Teatro Roça CaçaCultura, responsável pela realização da peça, e a TV Tagarela, produtora do documentário, celebram mais essa parceria para oferecer ao público outra perspectiva  desse espetáculo favelado que é Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade do Rio de Janeiro.

O documentário

Entre os anos de 2017 e 2018 a Rocinha foi destaque nos noticiários e manchetes que colocaram em pauta a disputa territorial pelo controle do tráfico numa das maiores favelas da América Latina. Foi nesse cenário que a Via Sacra da Rocinha chegou a sua 26º edição com a proposta de denunciar as diversas formas de violência vivenciadas pelos favelados, tendo como questão central os problemas que afetam a rotina da cidade carioca, sobretudo, as periferias. O documentário “Via Sacra da Rocinha: arte e resistência na favela” vem mostrar a história desse espetáculo teatral de rua que contextualiza temas relevantes da contemporaneidade e o processo de criação que resultou na expressiva encenação de 2018, reafirmando a arte como contraponto a violência. ASSISTA O TEASER.

Assine nossa newsletter

Receba por e-mail informações sobre a maior favela do Brasil.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Mestre Manel da Capoeira: 40 anos de Rocinha e muita história pra contar

Migrante aos 19 anos, ele chegou ao Rio sozinho, sem dinheiro, pouco estudo e com muitos sonhos

Disputa entre TV Globo e Bibi Perigosa pode impedir que ‘A Força do Querer’ seja reprisada

A moradora da Rocinha e atriz Fabiana Escobar, cuja biografia inspirou a…

Acadêmicos da Rocinha é rebaixada para 3° divisão do carnaval carioca

A GRES Acadêmicos da Rocinha foi rebaixada para a série B, conhecida…

‘Via Sacra da Rocinha: arte e resistência na favela’, o espetáculo virou filme

O documentário nesta quinta-feira (18/07), às 19h, na Biblioteca Parque da Rocinha