No próximo final de semana – dias 2,3 e 4 de abril – o documentário “Via Sacra da Rocinha: arte e resistência na favela” estará disponível, gratuitamente, na plataforma Innsaei.tv para todos que tiverem interesse em conhecer o maior espetáculo teatral de rua do Rio de Janeiro: a Via Sacra da Rocinha.

O link para acesso será disponibilizado a partir das 18 horas da Sexta-feira da Paixão nas redes sociais do documentário (viasacradarocinha.filme), ficando liberado o acesso gratuito por 48 horas, ou seja, até às 18 horas do Domingo de Páscoa.

Essa iniciativa tem como objetivo amenizar a ausência desse evento no calendário cultural da cidade que, devido a epidemia da Covid-19, pelo segundo ano consecutivo não estará nas ruas da comunidade para adaptar a realidade territorial ao texto da peça “O homem de Nazaré – a via sacra de hoje”, escrito por José Maria Rodrigues. Como tradicionalmente acontece toda Sexta-feira da Paixão, desde 1992.

É pela grandeza e importância da Via Sacra da Rocinha que a Cia de Teatro Roça CaçaCultura, responsável pela realização da peça, e a TV Tagarela, produtora do documentário, celebram mais essa parceria para oferecer ao público outra perspectiva  desse espetáculo favelado que é Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade do Rio de Janeiro.

O documentário

Entre os anos de 2017 e 2018 a Rocinha foi destaque nos noticiários e manchetes que colocaram em pauta a disputa territorial pelo controle do tráfico numa das maiores favelas da América Latina. Foi nesse cenário que a Via Sacra da Rocinha chegou a sua 26º edição com a proposta de denunciar as diversas formas de violência vivenciadas pelos favelados, tendo como questão central os problemas que afetam a rotina da cidade carioca, sobretudo, as periferias. O documentário “Via Sacra da Rocinha: arte e resistência na favela” vem mostrar a história desse espetáculo teatral de rua que contextualiza temas relevantes da contemporaneidade e o processo de criação que resultou na expressiva encenação de 2018, reafirmando a arte como contraponto a violência. ASSISTA O TEASER.

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Quem é Gabflow, o rapper da Rocinha que chamou atenção de gravadoras

Todo domingo à noite dezenas de pessoas de várias favelas do Rio se encontram em uma roda cultural na Rocinha para rimar, trocar letras, versos, improvisos ou até mesmo poesias entre si.

Disputa entre TV Globo e Bibi Perigosa pode impedir que ‘A Força do Querer’ seja reprisada

Rocinha resident and actress Fabiana Escobar, whose biography inspired the main plot…

Fala Roça lança nova versão do Mapa Cultural da Rocinha

Nesse sábado, 14 de janeiro de 2023, às 10h, será realizado o…