Fala Roça lança campanha de financiamento recorrente para fortalecer jornalismo na Rocinha

A campanha de financiamento recorrente do Fala Roça está aberta a doações de todos os interessados em apoiar o jornalismo de favela e desafiar estigmas.
compartilhe!

O Fala Roça, única organização de comunicação sem fins lucrativos da Rocinha, nascido da insatisfação dos jovens moradores com a representação da favela nos meios de comunicação hegemônicos do Rio de Janeiro, lançou uma campanha de financiamento recorrente no Catarse.

Formalizada em 2018, o Fala Roça como missão produzir informação e conhecimento por meio de um jornal impresso, um portal e redes sociais com conteúdos produzidos por moradores da Rocinha, onde moram mais de 120 mil pessoas.

“Ao lançar esta campanha, nosso objetivo é arrecadar R$ 8.000 por mês para cobrir os custos fixos, como aluguel da sede, água, luz, limpeza e ampliação da equipe”, conta Michel Silva, diretor institucional e de jornalismo. “Com o apoio financeiro dos nossos apoiadores, seremos capazes de continuar produzindo reportagens relevantes e inspiradoras que não serão encontradas nos jornais hegemônicos.”

A campanha de financiamento recorrente do Fala Roça está aberta a doações de todos os interessados em apoiar o jornalismo de favela e desafiar estigmas. Para contribuir, visite catarse.me/falaroca e faça sua doação hoje.

Assista o vídeo da campanha

A metodologia da campanha de financiamento recorrente do Fala Roça foi desenvolvida a partir da participação no Techcamp, um programa de diplomacia pública hospedado no Bureau of Educational & Cultural Affairs (ECA) do Departamento de Estado dos EUA com o apoio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil e Énois. Os aprendizados serão compartilhados em breve com outras organizações interessadas.

Sobre o Fala Roça

Desde 2015, o Fala Roça é reconhecido como um patrimônio cultural imaterial da cidade do Rio de Janeiro. Ao longo dos anos, a organização recebeu apoio da Agência de Redes para a Juventude, Brazil Foundation, Consulado Geral dos Estados Unidos da América, Fiocruz, Repórteres Sem Fronteiras, Google, Instituto Unibanco, entre outros.

Além disso, o Fala Roça tem representado a Rocinha em eventos importantes tanto no Brasil quanto no exterior, incluindo sua participação destacada no Fórum de Jornalismo Internacional, realizado em Atenas, na Grécia. Essa presença global é resultado de um trabalho jornalístico consistente e relevante, que solidificou o Fala Roça como uma das principais referências em jornalismo favelado.

“A Rocinha é uma favela que pauta muitos debates na sociedade, e nosso objetivo é continuar produzindo reportagens que gerem políticas públicas para melhorar nossas vidas aqui e inspirar outros veículos das favelas brasileiras”, finaliza Michel Silva.

Assine o Fala Roça

Receba as notícias por e-mail