Entre os dias 13 a 16 de setembro, Belém se transformará no epicentro da inovação e do jornalismo local com a realização do pioneiro TechCamp Belém 2023. Neste evento, sessenta iniciativas de comunicação de vinte estados brasileiros, entre elas o Fala Roça, se reunirão para um encontro de fortalecimento do jornalismo local. Os participantes participarão de capacitações de combate a desinformação, através da introdução de novas ferramentas e estratégias digitais, refinando suas habilidades analíticas e críticas.

O TechCamp é um evento patrocinado pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil e é realizado em parceria com o Énois Laboratório de Jornalismo.

O programa do TechCamp Belém contará com a presença de oito especialistas de destaque do Brasil e dos EUA, trazendo expertise em áreas essenciais como jornalismo local, sustentabilidade, desenvolvimento institucional, inteligência artificial e tecnologia:

  • Ariene Susui, jornalista e comunicadora indígena do povo Wapichana
  • Cristiana Tardáguila, fundadora da Agência Lupa e consultora sênior de Pesquisa do Equis
  • Jonathan Kealing, diretor de Network do Institute for Nonprofits News
  • Marianna Araujo, diretora de Comunicação do Fogo Cruzado
  • Nicolas Rios, diretor de Público e Comunidade da Documented
  • Raul Torres, fundador da Torres Contabilidade
  • Roberta Braga, diretora de Estratégias de Contra-Desinformação do Equis
  • Silvia Nascimento, fundadora do veículo de comunicação Site Mundo Negro.

“Acreditamos que o jornalismo local desempenha um papel crucial no fortalecimento da democracia, e esperamos que este encontro ajude os participantes a superar desafios e a criar soluções que impulsionem o desenvolvimento sustentável de suas iniciativas”, destaca o porta-voz da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Luke Ortega.

Para a coordenadora de Projetos da Énois, Carol Pires, “o Brasil é vasto, e não podemos abordar a diversidade de nossa sociedade sem ampliar nosso olhar. Encontros como esse são desafiadores, porém cada vez mais essenciais para promover a troca de conhecimento e compreender as particularidades de cada realidade local”.

O TechCamp Belém tem como objetivo central fortalecer as diversas vozes da comunidade na mídia, contribuindo assim para o aprimoramento da democracia no Brasil. Este evento reunirá jornalistas independentes locais com especialistas em tecnologia, permitindo que eles aprendam sobre ferramentas inovadoras capazes de enfrentar os desafios comuns que envolvem a sustentabilidade de suas organizações e a luta contra a desinformação.

Sobre o TechCamp

Os TechCamps, um programa de diplomacia pública hospedado sob a égide do Bureau of Educational & Cultural Affairs (ECA) do Departamento de Estado dos EUA, são reconhecidos por oferecer workshops práticos que estabelecem conexões vitais entre especialistas em tecnologia do setor privado e atores-chave, incluindo jornalistas, organizações não governamentais e defensores da sociedade civil. O objetivo é explorar e implementar soluções tecnológicas inovadoras para desafios globais.

Desde a sua criação em 2010, os TechCamps desempenham um papel fundamental na capacitação de mais de 2.100 participantes de mais de 110 países, capacitando-os a enfrentar desafios reais por meio de soluções tecnológicas. Agora, com o TechCamp Belém 2023, essa iniciativa se volta para o Brasil, focando no fortalecimento do jornalismo local e contribuindo para um ambiente midiático mais diversificado e informado.

***

Com informações do blog da Énois

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Coalizão reúne mídias periféricas, faveladas, quilombolas e indígenas

Formada por 11 organizações que fazem conteúdo e atuam com educação midiática, articulação prevê incidência política local e nacional, troca de saberes e produções coletivas

Conheça Heloísa Helena, a moradora da Rocinha mais votada para assumir o cargo de conselheira tutelar em 2024

Moradora da Rocinha recebeu mais de mil votos e assumirá o cargo pela terceira vez no CT13 Rocinha/São Conrado, outros quatro candidatos foram eleitos para o posto

Obra de contenção de encosta custou quase R$ 1 milhão de reais na Rocinha

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, participou nesta quinta-feira (01/11), da entrega…

Rocinha não tem gestor executivo local há 2 meses

A Gerência Executiva Local atua gestão do bairro e são responsáveis pelos serviços públicos, fiscalização e comunicação com os moradores