O Fala Roça abriu nesta quarta-feira (16) as inscrições do processo seletivo para capacitação de produtores culturais na Rocinha. Os participantes vão atuar na produção do Mapa Cultural da Rocinha. 

As inscrições estarão abertas até o dia 22 de fevereiro para jovens a partir de 18 anos de idade. As pessoas selecionadas receberão um auxílio financeiro para participar do treinamento e mapeamento. As inscrições podem ser feitas via formulário (http://bit.ly/InscricaoMapaRocinha).

A iniciativa é da Associação de Comunicação Fala Roça e apoiada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fomento à Cultura Carioca (FOCA).

Sobre o mapa

O Mapa Cultural da Rocinha foi criado em 2016 pelo Fala Roça e o mapeamento reuniu informações sobre cem espaços culturais e pontos notáveis do morro, como centros sociais, espaços educativos e áreas de lazer.

Com a pandemia de Covid-19, o cenário mudou bastante. Projetos foram encerrados, centros sociais assumiram novas demandas locais e novos projetos ocupam lacunas que não eram preenchidas há anos. O novo mapeamento permitirá apresentar um panorama da produção cultural na Rocinha em 2022.

Sobre o FOCA

O Fomento à Cultura Carioca (FOCA) consiste no apoio financeiro direto a projetos culturais a serem realizados na cidade do Rio, no total de R$ 20 milhões, através de duas linhas de ação, para proponentes pessoas jurídicas (com ou sem fins lucrativos), Microempreendedores Individuais (MEIs) e pessoas físicas. O Mapa Cultural da Rocinha foi um dos projetos aprovados, em 2021.

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Jovem da Rocinha se torna campeão júnior do Mundial de Bodyboard

O jovem David Barbosa, 18 anos, venceu o Mundial de Bodyboard de…

Fernando Gomes: “Favela não é tudo igual, e muito menos a Rocinha é igual em sua totalidade”

Eu sempre ouvi pessoas dizendo que todas as favelas são iguais. Mas…

ASPA pede doações para creche na Rocinha

A Ação Social Padre Anchieta, localizada na Rocinha, é uma instituição católica…

Aulão de dança com Arielle Macedo, coreógrafa da Anitta, arrecada donativos para a Rocinha

A Cia Livre de Dança, liderada pela professora Ana Lúcia Silva, organizou…