Há mais de um ano, a caixa de água está aberta e enferrujada no Complexo Esportivo da Rocinha. A denúncia vem dos moradores da Rocinha e usuários do espaço, que reclamam de possíveis danos à saúde causados pela ferrugem incrustada na caixa.

Cerca de 1.500 pessoas utilizam o espaço diariamente. Entre as atividades realizadas no complexo esportivo estão muay thai, basquete, futebol, hidroginástica, natação infantil, skate, bike street, vôlei e treino funcional.

Segundo especialistas ouvidos pelo Fala Roça, beber água contaminada com ferrugem, composta de óxido de ferro, pode causar efeitos como gosto metálico, coloração avermelhada e desconforto gastrointestinal. A ingestão contínua pode interferir na absorção de minerais essenciais. Pequenas quantidades geralmente não são prejudiciais, mas indicam a necessidade de verificar e tratar a água antes do consumo.

O filho de uma moradora, que preferiu não ser identificada, participa de atividades como natação e judô no complexo esportivo. Ela relata as dificuldades para consumir a água devido à sua qualidade. “Há mais de um ano a água do Complexo Esportivo tem uma cor amarelada ou barrenta. Sem contar o gosto, que é sempre diferente. Antes, diziam que era por causa do pós-pandemia, porque o espaço ficou muito tempo fechado. Agora, ninguém sabe explicar o motivo”, diz.

Em nota, a Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), responsável pelo espaço, informou que “temos conhecimento do problema e as medidas estão sendo tomadas de acordo com a gestão”. No entanto, o órgão não deu detalhes sobre quais medidas estão sendo avaliadas e não forneceu prazo para a resolução do problema.

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Fala Roça abre inscrições para a Primeira Oficina de Comunicação Comunitária

Estão abertas as inscrições para a Primeira Oficina de Comunicação Comunitária do…

Tainara Lima: “Apesar das dificuldades, as favelas resistem e se reinventam todos os dias”

Celebra-se hoje, dia 15 de Maio, o dia do Assistente Social. Essa…

Fala Roça divulga lista de selecionados da 2ª Oficina de Comunicação Comunitária

Confira a lista dos selecionados para a 2ª Oficina de Comunicação do…

‘Dama do Teatro’ e moradora da Rocinha: Conheça a história da atriz e diretora Alitta

Considerada por críticos a “Dama do Teatro” de sua geração, Alitta é…