Começou neste domingo (27), a campanha eleitoral para os candidatos que buscam uma vaga como vereador na Câmara Municipal do Rio. Um total de 1758 cariocas vão disputar as 51 cadeiras para 2021, dez deles são moradores da Rocinha. Alguns já se candidataram em eleições passadas, outros encaram uma eleição pela primeira vez.

Você sabe o que faz um vereador?

Fiscalizar e legislar são duas palavras centrais nas atribuições dos parlamentares que atuam nas Câmaras Municipais. Os vereadores são responsáveis por fiscalizar o prefeito, vice-prefeito e os secretários municipais. Além disso, é responsável por propor leis de interesse do município, mas sem deixar de debatê-las com a população. O parlamentar pode votar projetos de leis enviados pelo prefeito. Também deve representar os anseios populares para o bem comum.

O Fala Roça fará durante toda a eleição de 2020 entrevista com os moradores da Rocinha que são candidatos a vereador do Rio de Janeiro. Abaixo, conheça esses moradores e os partidos que estão filiados.

FotoNome do candidato (a)Partido

Adelson GuedesRepublicanos

GilmarPODE

Marcelinho do CIEPPC do B

Melissa SáPP

Wallace O AbençoadoPSC

William da RocinhaPP

Vanessa VianaPSL

Davi BravoNOVO

Marco RobocopPTB
Cristina PrincipePSD
Fonte das fotos e nomes extraídos do sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do TSE

O mapeamento feito pelo Fala Roça mostra que a maioria dos candidatos são de direita, somando 90% das candidaturas. Apenas um candidato disputa através um partido de esquerda, totalizando 10%.

Assine nossa newsletter

Receba por e-mail informações sobre a maior favela do Brasil.