Através de uma parceria entre o coletivo Movimenta Rocinha, as Brigadas Populares e o CIEP Ayrton Senna nasceu o Só Cria, o novo pré-vestibular comunitário da Rocinha. Uma pesquisa feita pelo CESEC em 2016 mostrou que apenas 2,3% dos moradores de áreas com UPP tem ensino superior completo. Para muitas pessoas o sonho de cursar uma faculdade acaba antes mesmo de começar, já que o acesso ainda representa uma grande barreira, principalmente para os alunos oriundos do ensino público.

“Queremos acolher no Só Cria os alunos que estão no ensino médio mas também aquelas pessoas que já terminaram ou por algum motivo desistiram de estudar, seja para trabalhar ou para dar atenção aos filhos, por exemplo”, explica Lucas Almeida, representante do coletivo Movimenta Rocinha. As aulas do pré-vestibular Só Cria serão gratuitas e começam no mês de maio utilizando o espaço do CIEP Ayrton Senna, de segunda a sexta, no turno da noite.

Equipe do Pré-vestibular Só Cria em reunião, na Pizza Lit.

Mariana Reis, coordenadora pedagógica do Só Cria, relembrou que durante muitos anos as universidades públicas foram espaços elitizados, compostos majoritariamente por ex-alunos de escolas particulares e sinaliza que precisamos estar nesses lugares cada vez mais, fazendo com que os jovens moradores de favelas também tenham acesso à oportunidade de cursar um ensino superior de qualidade.

As inscrições no pré-vestibular Só Cria já estão abertas e podem ser feitas neste link até o dia 15 de abril. Terão também alguns dias de inscrições presenciais no CIEP Ayrton Senna, com data a definir.

Fique ligado nas páginas do Só Cria e Brigadas Populares para saber mais sobre o processo seletivo, início das aulas e muito mais.

O Jornal Fala Roça deseja sucesso e vida longa ao Só Cria. Que essa seja mais uma porta de entrada dos nossos jovens na universidade.  

Total
21
Shares

Assine nossa newsletter

Receba por e-mail informações sobre a maior favela do Brasil.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Jovem da Rocinha troca festa de aniversário por doações para moradores de rua

Milhares de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza no Rio de Janeiro

Senac oferece cursos profissionalizantes gratuitos na Rocinha

O Senac RJ está com inscrições abertas para cursos gratuitos de capacitação…

Museu resgata a história da Rocinha

Um pássaro com as patas plantadas para frente e com a cabeça…

Um Silva em Nova York

O Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro promoveu em…