Casa desaba em dia chuvoso na Rocinha; veja o vídeo

Desabamento ocorreu na parte alta da favela; Defesa Civil e Corpo de Bombeiros foram acionados e a demolição deve começar na próxima semana

compartilhe!

Uma casa de dois andares desabou na localidade do Atalho, na parte alta da Rocinha, durante a chuva persistente que atinge o Rio nesta sexta-feira, 23. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que moradores retiram motos que estavam na garagem e ficaram danificadas com a queda do imóvel. Não há feridos. Veja o vídeo no link.

Casa desaba durante forte chuva na Rocinha. Foto: Karen Fontoura

Já em outro vídeo, é possível ver agentes do Corpo de Bombeiros na localidade para averiguar a situação e se havia feridos. Veja no link.

O prédio também funcionava como kitnet, mas, segundo informações apuradas, não havia residentes no local. “Foi estrondoso o barulho, deu maior medo”, relatou Iza Sales, moradora que estava nas proximidades quando o prédio caiu. Para a Defesa Civil, a estrutura velha e a chuva colaboraram para o desmoronamento.

De acordo com a Associação de Moradores da UPPMMR, a Defesa Civil realizou uma vistoria inicial e constatou que a casa do senhor Toninho, vizinha ao imóvel que desabou, está na chamada “reta de colisão”. Por esse motivo, o morador foi orientado a deixar o local preventivamente, devido ao risco de novos deslizamentos, principalmente durante a madrugada.

“O principal fator de preocupação é o solo, que segue encharcado com as chuvas constantes. Não é possível prever até que ponto o terreno foi comprometido e se pode afetar outras estruturas ao redor”, informou a associação.

A Defesa Civil concluiu a etapa inicial da ocorrência e a Prefeitura foi acionada. A equipe de conservação ainda não compareceu ao local nesta sexta-feira por aguardar o laudo técnico oficial, mas a previsão é de que, no primeiro horário deste sábado, uma equipe esteja na área para realizar escoramentos e isolar os pontos de risco.

Neste sábado, 24, o órgão vai informar a avaliação das moradias do entorno, se foram afetadas ou se o risco de novos deslizamentos está descartado.

Defesa Civil está no local para averiguar as condições do imóvel. Foto: Karen Fontoura

O prefeito Eduardo Paes disse, por meio do próprio perfil em uma rede social, que a situação de chuva persistente na capital fluminense pode causar deslizamentos, como o que ocorreu na Rocinha. “Não tivemos casos grandes, tivemos um ou outro pequenos: fundos de uma casa de uma senhora na Rocinha. Vamos ficar atentos, o COR ficará informando”, afirmou. Veja a declaração no link.

Assine o Fala Roça

Receba as notícias por e-mail