A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (23/3) a entrega da medalha Tiradentes, maior honraria do estado, para Wallace Pereira da Silva, presidente da Associação de Moradores da Rocinha. 

“Fiquei muito feliz por esse reconhecimento que é fruto do trabalho junto com a comunidade, lugar onde nasci e me criei e que me deram essa oportunidade”, disse Wallace Pereira, que ficou surpreso ao receber a notícia. “É difícil um órgão público reconhecer algo da comunidade, um trabalho, mas estou grato em proporcionar isso para a minha comunidade.”. 

Wallace Pereira da Silva receberá a medalha Tiradentes pelos serviços prestados a Rocinha nos últimos 20 anos. Foto: Arquivo Pessoal/Wallace Pereira

Filho de pais nordestinos, Pereira tem 48 anos. É pai de quatro filhos e cinco netos. Em 2002, virou microempresário na área de manutenção de piscinas e, posteriormente, se tornou guardião de piscinas.

No mesmo ano, passou a participar de lutas comunitárias por melhorias nas condições de vida dos moradores na Rocinha. Nos últimos anos, assumiu diversas funções na Associação de Moradores da Rocinha. 

O deputado Bruno Dauaire, autor do pedido, disse na justificativa que “como cristão [Wallace] nunca perdeu a fé e lutou por valores por este povo tão sofrido da comunidade”.

Medalha Tiradentes

Desde 1989, a honraria é concedida às instituições e às personalidades que se destacam no exercício de suas profissões ou pelos serviços prestados. Personalidades como Papa Bento XVI, Edir Macedo, Jair Messias Bolsonaro, Michele Bolsonaro, Marielle Franco, as cantoras Cassiane e Aline Barros, Walter Souza Braga Netto, Jorge Jesus, Gabriel Barbosa e Milton Cunha são nomes que aparecem na lista de homenageados com a medalha.

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Por 3 votos a 1, STJ mantém indenização a familiares no caso Amarildo

A 2ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) aceitou parcialmente, nesta…

Prefeitura cria novas regras para estacionamento na Estrada da Gávea

Os moradores da Rocinha que possuem carros ou motos devem ficar atentos.…