Uma canaleta de escoamento danificada apresenta riscos para quem mora nas localidades da Macega, Roupa Suja e Valão, na Rocinha. Nas fotos, a canaleta não suporta o volume de água e expõe moradias ao perigo. Essa cena se repete toda vez que chove forte na Rocinha.

O presidente da Associação de Moradores da Rocinha, Wallace Pereira, já foi foi alertado por moradores sobre a situação da calha. Wallace informou que enviou fotos para um representante da Cedae e solicitou um reparo emergencial.

Volume de água pode ser visto de diferentes localidades da Rocinha. Foto: Michel Silva

Segundo apuração do Fala Roça, a canaleta foi danificada após um deslizamento de rocha. A responsabilidade do reparo é da Secretaria Municipal de Infraestrutura Habitação e Conservação. A pasta foi procurada para comentar sobre a necessidade de uma obra emergencial, mas não respondeu nosso pedido até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para atualização.

Recentemente, técnicos do programa Comunidade Cidade, do governo do estado, fizeram uma visita oficial no local para avaliar a canaleta e a possibilidade de incluir na lista de obras prioritárias da Cedae. Porém, a coordenadora do programa, Ruth Jurberg, descartou a inclusão da canaleta no pacote de obras que serão executadas na Rocinha.

Em nota, a Cedae informou que a canaleta é administrada pela Prefeitura do Rio.


Atualizado às 19h15 do dia 22/9 com resposta da prefeitura

A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação, por meio da Geo-Rio, informa que já realizou uma vistoria no local e a recuperação da canaleta está na programação de obras do órgão. 

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Reforma do camelódromo da Rocinha deve custar R$ 1,3 milhão

A Prefeitura do Rio, através da Rio-Urbe, autorizou nesta terça-feira (14/12), a…

Até 30% dos moradores da Rocinha correm risco de remoção com plano do Governo

Nos últimos anos, a Rocinha recebeu dezenas de programas de urbanização e muitos nunca foram concluídos

De olho em 2022, Castro vai retomar obras do Plano Inclinado da Rocinha

Governo pediu apoio à UERJ para elaboração do projeto de retomada das obras do Plano Inclinado da Rocinha, paralisada desde 2010

Imagens revelam como ficará a Rocinha em 5 anos, segundo governo

Saneamento, mobilidade, habitação , resíduos sólidos e equipamentos são os eixos das obras