Toda vez que a moradora Ana Lúcia Pires sai de casa, ela repara em uma árvore centenária dentro do seu terreno; não pela beleza da natureza, mas por medo de que possa cair a qualquer momento. É assim há 8 anos na Estrada da Gávea, próximo à Rua 2, desde que técnicos da Light foram acionados para o reparo em um poste com dois transformadores que tombou em 2013. Conforme o dia foi escurecendo, os funcionários pediram a autorização de Ana Lúcia para amarrar provisoriamente o poste na árvore, ela deixou. Os funcionários da Light nunca mais retornaram para desfazer a gambiarra.

Poste com 2 transformadores foi amarrado em uma árvore há 8 anos na Estrada da Gávea. Foto: Acervo/Ana Lúcia Pires

As fortes chuvas e ventanias preocupam ainda mais as famílias que moram nas cinco casas do terreno. O tronco da árvore já apresenta sinais de desgaste por causa do peso do poste. “O cabo está enforcando a árvore, está cortando ela no meio. Minha preocupação é que esse cabo venha a romper a árvore e caia tudo na rua. Se tirar o cabo, a árvore ficará no lugar”, avalia Ana Lúcia Pires que não quer que a árvore seja cortada.

Os dois transformadores apresentam corrosão na carcaça metálica e estão vazando óleo, o que aumenta ainda mais o risco, principalmente, para veículos que trafegam pela Estrada da Gávea. Em dias chuvosos, acidentes são comuns nesse trecho da via.

Denúncia antiga


Em fevereiro de 2019, um funcionário da XXVII Região Administrativa da Rocinha (RA) esteve no local após dias de intensas chuvas que provocaram diversos deslizamentos na Rocinha e filmou tudo. No vídeo, o funcionário afirma que enviou o material para a Geo-Rio, COMLURB, Light, Associação de Moradores da Rocinha e Defesa Civil. “São duas árvores que estão com alto risco de cair. Essa árvore, por exemplo, está segurando dois transformadores da Light. Os cabos de aço estão em risco de se soltar da árvore e cair. Qualquer outra chuva, qualquer movimento da natureza essa árvore vai descer, causando um grande transtorno”, alertou.

O Fala Roça questionou a Light sobre a falta de manutenção no poste de energia elétrica. A concessionária enviou uma equipe ao local na tarde desta quarta-feira (7/10). Após a análise, a assessoria de comunicação informou que o poste será substituído na primeira semana de novembro.

Assine nossa newsletter

Receba por e-mail informações sobre a maior favela do Brasil.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Até 30% dos moradores da Rocinha correm risco de remoção com plano do Governo

Nos últimos anos, a Rocinha recebeu dezenas de programas de urbanização e muitos nunca foram concluídos

Comunidade Cidade: tudo o que sabemos sobre a reforma bilionária na Rocinha

Um misto de expectativas, tensão e dúvidas marcaram a reunião de apresentação…

Imagens revelam como ficará a Rocinha em 5 anos, segundo governo

Saneamento, mobilidade, habitação , resíduos sólidos e equipamentos são os eixos das obras

Canaleta danificada no Morro Dois Irmãos ameaça moradores da Rocinha

Uma canaleta de escoamento danificada apresenta riscos para quem mora nas localidades…