Na história do mundo, as rainhas são lembradas como lideranças em monarquias, poderosa, esposa do rei. Carioca da Rocinha, a modelo Rafaella Lemes, de 29 anos, carrega o título de Rainha Rio 450 Anos, em comemoração ao aniversário da cidade do Rio de Janeiro. Ela ressignificou o papel de rainha ao mostrar humildade, representatividade e o papel da mulher na sociedade.

Da laje de casa no Laboriaux, localidade mais alta da Rocinha, ela busca energia e se reconecta com a família antes de qualquer trabalho. Rafaella Lemes é a filha caçula de três irmãos de um casal de mineiro e uma gaúcha. 

Descoberta pelo estilista e morador da Rocinha, Zé Luiz Summer, a jovem iniciou a carreira de modelo aos 14 anos, mesma idade da mãe, que não conseguiu seguir a carreira da filha. Ele também revelou talentos no morro como Jéssica Ellen, Eduarda Almeida, entre outras mulheres. 

“O Zé Luiz me disse uma vez que ele enxergava um brilho em mim e que isso precisava ser lapidado, carrego comigo até hoje essa frase que me marcou muito. Hoje toda minha postura, posicionamento, conhecimento eu devo a estas pessoas, além da minha mãe, claro, que passaram por mim e que serei eternamente grata”, relata Lemes.

Rafaella Lemes na laje de casa, no Laboriaux, na Rocinha. Foto: Raphael Lima

Rafaella concluiu o ensino médio este ano. Tentar ser modelo fez com ela abrisse mão dos estudos para seguir a carreira porque demanda muito esforço. “Ainda não me formei em nada no ensino superior, sempre consegui me manter da moda desde sempre, direta ou indiretamente eu estava ligada a moda desde os 14 anos”, explica ela que complementa: “Passei por várias empresas e diversas agências. É o que me move, porque a moda é a personificação dos sentimentos e eu sempre fui muito intensa e comprometida com as coisas.”. 

O mundo da moda não é só glamour como as pessoas imaginam. A modelo relata uma experiência que teve ao sair da Rocinha para um compromisso na Taquara, zona oeste do Rio. “Dentro do ônibus eu tirei o chinelo, coloquei o salto e fui para o teste. A rua toda esburacada, sofri tanto, com o calor e os calos que o salto fez no meu pé, mesmo assim eu estava decidida e fui para o teste.”, lembra. 

O título de Rainha Rio 450 Anos foi conquistado em 2015 após disputar com cerca de 300 jovens de 18 a 30 anos de todo o Brasil. A beleza foi um ponto a parte. Rafaella provou ser merecedora do título ao responder oralmente questões sobre a história e a cultura do Rio de Janeiro. A nomeação

A primeira edição do evento foi realizado em 1965 em comemoração aos 400 anos da cidade. Rafaella vai reinar por 50 anos e participará de todos os eventos oficiais referentes ao aniversário do Rio.

A jovem também coleciona outras premiações. Ela ficou em quinto lugar no reality ‘Top Model’ promovido e gravado dentro da casa da apresentadora Ana Hickmann. “Tive muito hater logo após o reality da Ana Hickmann, na época nem sei se já usavam esse nome para as pessoas que destilam ódio na internet. Mas graças a minha mãe, que sempre lutou muito pelos meus direitos e a minha cor, eu não liguei muito.”, explica. 

Paralelo a carreira de modelo, Rafaella Lemes pretende abrir o próprio negócio. Apaixonada por gastronomia e produtos orgânicos, ela pretende empreender no ramo de sucos naturais e orgânicos. A ideia, ainda no papel, vai sendo rascunhada enquanto se dedica aos estudos de marketing digital.

Assine nossa newsletter

Receba por e-mail informações sobre a maior favela do Brasil.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Livro sobre história de moradora da Rocinha criada por prostituta é lançado

“Tá vendo ali? Tudo aquilo é meu”, aponta Lindacy Fidelis da Silva…

O homem com deficiência física que circula pela Rocinha sentado em um skate

Ao andar pela Estrada da Gávea, uma imagem chama atenção: no meio…

Mães solo: histórias e batalhas de 3 mulheres da Rocinha

Mais de 8 mil crianças nasceram com pais ausentes nos últimos 10 anos