Os incêndios na Rocinha costumam deixar moradores durante dias sem fornecimento de energia elétrica e internet. A gravidade do incêndio ainda coloca em risco dezenas de moradias construídas próximo a rede de energia elétrica. 

O Corpo de Bombeiros foi acionado 48 vezes em 2021, sendo 29 ocorrências em via pública e 19 princípios de incêndio em residências na Rocinha. Entre 1º e 31 de janeiro de 2022, foram seis ocorrências de incêndio em via pública e três princípios de incêndio em moradias. 

No domingo (20), um poste pegou fogo na Estrada da Gávea, altura do Portão Vermelho. Funcionários da Light foram acionados para consertar o poste. Uma semana antes, outro poste foi consumido pelas chamas na Estrada da Gávea, próximo a Rua 2. Os dois incêndios não provocaram vítimas.

A Light alerta que construir ou reformar próximo à rede elétrica pode causar acidentes graves e interrupções de energia. Em 2021, até o início de dezembro, a companhia registrou 28 ocorrências provocadas por interferências acidentais de terceiros na rede de distribuição, que ocasionaram a falta de energia para mais de 18 mil clientes. 

“Grande parte das ocorrências é provocada por falta de atenção de quem está trabalhando junto à rede energizada ou por falta de conhecimento da forma segura e correta de manuseio dos materiais e equipamentos de construção. Além disso, é muito comum o desconhecimento sobre as distâncias de segurança recomendadas para execução das obras”, disse a Light. 

De acordo com a Norma Regulamentadora 10 (NR-10), 1,38m é a distância mínima de segurança para rede elétrica.

Dicas para evitar incêndios:

Evite ligar ao mesmo tempo ferro de passar roupa, chuveiro elétrico, ventilador, ar condicionado e demais aparelhos elétricos para não sobrecarregar a rede elétrica da casa;

Nunca deixe o ferro de passar roupa sobre a cama e nunca esqueça ele quente em cima de roupas ou da própria tábua de passar;

Nunca leve papel alumínio, potes de alumínio, ferro ou qualquer outro metal ao micro-ondas;

Não sobrecarregue as tomadas;

Não carregue celulares e demais aparelhos eletrônicos sobre móveis estofados;

Ao sair de casa, ou do ambiente onde você se encontra, não deixe equipamentos ligados;

Mantenha velas dentro de copos altos e nunca sobre pratos;

Não deixar as velas próximas de cortinas, móveis ou sobre a cama, tapetes, carpetes, etc;

Quando sair de casa apague todas as velas;

Ao trabalhar na cozinha, nunca deixe as bocas do fogão acesas sem uso;

Nunca desligue os equipamentos pelo fio, utilize o botão de energia para cortar o fluxo e só então remova o fio da tomada;

Pontas de cigarro não podem ser jogadas diretamente no lixo. Certifique-se de que estão completamente apagadas;

Muito cuidado com cortinas e tapetes próximos de tomadas. Evite deixar aparelhos eletrônicos carregando nas proximidades desses objetos.

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

A “rotina” desagradável de quem precisa das linhas de ônibus na Rocinha

Nos últimos 20 anos, a Rocinha já teve quatro linhas de ônibus circulando, mas o número de linhas foi reduzindo

Prós e contras de morar na localidade mais alta da Rocinha

Existe um lugar na Rocinha onde muitos moradores nunca foram. Tem aqueles…