Os moradores da Rocinha que possuem carros ou motos devem ficar atentos. A Gerência Executiva Local da prefeitura, antiga Região Administrativa, publicou um decreto que proíbe o estacionamento de qualquer veículo ao longo de toda a Estrada da Gávea das 7h às 19h.

A medida também cria novos horários para carga e descarga de veículos de médio e grande porte, são eles: 9h às 12h, 14h às 17h e 19h às 22h. De acordo com a GEL Rocinha, o descumprimento ao decreto estará sujeito a multa e o veículo poderá ser rebocado.

Mais de 500 notificações foram aplicadas desde que o decreto entrou em vigor no dia 12 de abril. A partir desta segunda-feira (18/4), começa a segunda etapa do reordenamento na Estrada da Gávea com ações ostensivas (multas e reboques) em dias aleatórios.

A tumultuada Estrada da Gávea sofre com ocupações irregulares de calçadas, estacionamento irregular de veículos e engarrafamentos que prejudicam a comunidade. Foto: Armand Castellian

Segundo o administrador regional, Marcondes Ximenes, o choque de ordem na via é uma das principais metas da GEL devido ao número de reclamações de moradores. “Avançamos um pouco, mas ainda há muito a melhorar. É importante ressaltar o apoio que tenho recebido dos moradores por onde passo porque eles são obrigados a sair de casa mais cedo, para pegar transporte público e perde muito tempo no engarrafamento da via”, conta Ximenes.

O último choque de ordem nas imediações da Rocinha foi feito em 2019 embaixo do viaduto da Autoestrada Lagoa-Barra, próximo do Camelódromo da Rocinha. Na operação da Superintendência da Zona Sul, foram recolhidos tabuleiros de madeira, barracas, caixotes, estruturas de ferro, além de fogão, geladeira e outros materiais que estavam guardados embaixo do viaduto, totalizando 3 toneladas de material. De lá pra cá, não houve nenhum choque de ordem no interior da Rocinha.

*Foto de capa do fotógrafo Renato Araujo

Assine nossa newsletter

Receba por e-mail informações sobre a maior favela do Brasil.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Morador da Rocinha faz sucesso vendendo ‘batidas’ com 100 sabores

O Verão é a estação do ano no qual ninguém consegue encontrar…