Os moradores da Rocinha que possuem carros ou motos devem ficar atentos. A Gerência Executiva Local da prefeitura, antiga Região Administrativa, publicou um decreto que proíbe o estacionamento de qualquer veículo ao longo de toda a Estrada da Gávea das 7h às 19h.

A medida também cria novos horários para carga e descarga de veículos de médio e grande porte, são eles: 9h às 12h, 14h às 17h e 19h às 22h. De acordo com a GEL Rocinha, o descumprimento ao decreto estará sujeito a multa e o veículo poderá ser rebocado.

Mais de 500 notificações foram aplicadas desde que o decreto entrou em vigor no dia 12 de abril. A partir desta segunda-feira (18/4), começa a segunda etapa do reordenamento na Estrada da Gávea com ações ostensivas (multas e reboques) em dias aleatórios.

A tumultuada Estrada da Gávea sofre com ocupações irregulares de calçadas, estacionamento irregular de veículos e engarrafamentos que prejudicam a comunidade. Foto: Armand Castellian

Segundo o administrador regional, Marcondes Ximenes, o choque de ordem na via é uma das principais metas da GEL devido ao número de reclamações de moradores. “Avançamos um pouco, mas ainda há muito a melhorar. É importante ressaltar o apoio que tenho recebido dos moradores por onde passo porque eles são obrigados a sair de casa mais cedo, para pegar transporte público e perde muito tempo no engarrafamento da via”, conta Ximenes.

O último choque de ordem nas imediações da Rocinha foi feito em 2019 embaixo do viaduto da Autoestrada Lagoa-Barra, próximo do Camelódromo da Rocinha. Na operação da Superintendência da Zona Sul, foram recolhidos tabuleiros de madeira, barracas, caixotes, estruturas de ferro, além de fogão, geladeira e outros materiais que estavam guardados embaixo do viaduto, totalizando 3 toneladas de material. De lá pra cá, não houve nenhum choque de ordem no interior da Rocinha.

*Foto de capa do fotógrafo Renato Araujo

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Morador da Rocinha faz sucesso vendendo ‘batidas’ com 100 sabores

O Verão é a estação do ano no qual ninguém consegue encontrar…

Bombeiros foram acionados 48 vezes para combater incêndios na Rocinha em 2021

Os incêndios na Rocinha costumam deixar moradores durante dias sem fornecimento de…

Alerj dá maior honraria do estado para presidente da associação de moradores da Rocinha

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (23/3)…