Em 1999, o rapper MV Bill lançou um álbum chamado ‘Traficando Informação’. As faixas do CD contam como a informação é impedida de chegar a todos os lugares de maneira igualitária por causa da ignorância da maioria da sociedade. MV Bill sinaliza que onde o acesso à informação for proibido, o povo “trafica”.

Talvez essa analogia não faça sentido para você adiante. Ainda mais sendo morador da Favela. Mas, este ano, uma turma com cerca de 20 jovens moradores participaram das oficinas de Comunicação Comunitária do Fala Roça, feita em parceria inédita com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UERJ. 

Formandos da terceira oficina de comunicação comunitária do Fala Roça. Foto: Acervo do jornal

Foram 8 encontros feitos de modo híbrido – metade das pessoas online e o restante presencialmente – onde participaram de aulas sobre o Fala Roça, a memória da Rocinha, noções básicas de jornalismo, mobilização no morro e outros assuntos. 

“Traficamos” conhecimentos e informações. Instruímos potenciais comunicadores de favelas para o bem comum. Eles não saíram daqui formados em Jornalismo, mas levaram consigo novas possibilidades de falar sobre e com a favela sem reproduzir os preconceitos da sociedade e da mídia em geral. Conhecimento é poder! Ter acesso a informação é poder ter liberdade de pensamento e expressão. De nós para nós, vamos informar nosso povo.

Essa edição está recheada de conhecimento e informação.

Boa leitura!

Assine nossa newsletter

Receba por e-mail informações sobre a maior favela do Brasil.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Jovem da Rocinha se torna campeão júnior do Mundial de Bodyboard

O jovem David Barbosa, 18 anos, venceu o Mundial de Bodyboard de…

Aulão de dança com Arielle Macedo, coreógrafa da Anitta, arrecada donativos para a Rocinha

A Cia Livre de Dança, liderada pela professora Ana Lúcia Silva, organizou…

Moradora da Rocinha ensina como fazer um Arroz de Camarão

Não é preciso circular muito pela Rocinha para perceber a variedade de…

Fala Roça vence edital da Brazil Foundation

O Fala Roça é um dos ganhadores do “Prêmio de Inovação Comunitária…