Em 1999, o rapper MV Bill lançou um álbum chamado ‘Traficando Informação’. As faixas do CD contam como a informação é impedida de chegar a todos os lugares de maneira igualitária por causa da ignorância da maioria da sociedade. MV Bill sinaliza que onde o acesso à informação for proibido, o povo “trafica”.

Talvez essa analogia não faça sentido para você adiante. Ainda mais sendo morador da Favela. Mas, este ano, uma turma com cerca de 20 jovens moradores participaram das oficinas de Comunicação Comunitária do Fala Roça, feita em parceria inédita com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UERJ. 

Formandos da terceira oficina de comunicação comunitária do Fala Roça. Foto: Acervo do jornal

Foram 8 encontros feitos de modo híbrido – metade das pessoas online e o restante presencialmente – onde participaram de aulas sobre o Fala Roça, a memória da Rocinha, noções básicas de jornalismo, mobilização no morro e outros assuntos. 

“Traficamos” conhecimentos e informações. Instruímos potenciais comunicadores de favelas para o bem comum. Eles não saíram daqui formados em Jornalismo, mas levaram consigo novas possibilidades de falar sobre e com a favela sem reproduzir os preconceitos da sociedade e da mídia em geral. Conhecimento é poder! Ter acesso a informação é poder ter liberdade de pensamento e expressão. De nós para nós, vamos informar nosso povo.

Essa edição está recheada de conhecimento e informação.

Boa leitura!

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Morador ganha a vida vendendo tapioca na Rocinha

Se você já passou pela Via Apia à noite, perto do Hortifruti,…

Via Sacra da Rocinha é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do RJ

A tradicional Via Sacra da Rocinha, ganhou, na quarta-feira, 23, o reconhecimento…

Rocinha tem ônibus direto para o Nordeste

O avião é considerado o meio de transporte mais seguro do mundo.…