A Secretaria de Conservação iniciou a demolição de um prédio residencial de 4 andares na localidade Paula Brito, na parte alta da Rocinha, após técnicos da Defesa Civil interditar o imóvel na sexta-feira (9/4). Diversas famílias moravam no imóvel.

Na manhã desta segunda-feira (11/4), os técnicos da Defesa Civil autorizaram os moradores a removerem bens pessoais e eletrodomésticos.

Famílias do entorno do prédio decidiram deixar suas casas porque o prédio interditado está escorado nos outros prédios residenciais, aumentando os riscos de desabamentos.

Somente o proprietário do imóvel tem direito ao benefício temporário habitacional, de acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Na sexta-feira, técnicos escutaram sons característicos de esmagamento da alvenaria próximo a um dos pilares de sustentação do prédio.

Os técnicos da Defesa Civil encontraram trincas nos elementos estruturais dos pilares e vigas do primeiro andar. “Tanto o piso interno quanto o piso do corredor externo tiveram significativo afastamento.”. 

O Beco do Atalho também foi interditado por causa de afundamentos no solo, o que indica que o prédio está cedendo. Quem precisa cortar caminho para descer o morro agora deve passar pelo caminho da Creche Municipal Castelinho.

*Colaborou Rocinha em Foco

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Quedas de rochas do Morro Dois Irmãos ameaça Rocinha, diz Defesa Civil

Os primeiros sinais de alerta foram registrados em agosto de 2021, quando as rochas atingiram a canaleta da Rocinha.

Prefeitura pagou R$ 89 mil para iluminar Passarela da Rocinha e postes sumiram

The city government of Rio spent BRL 89,000 installing two poles with…

Governo do Rio desiste de construir Plano Inclinado na Rocinha

O Governo do Rio, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura…

Manobras da Cedae não resolvem a falta de água na Rocinha

As manobras são realizadas de domingo a domingo no início da manhã