A Prefeitura do Rio lançou nesta terça-feira (9/5), o piloto do CadÚnico Rio, novo sistema de agendamento do Cadastro Único para que a população possa ser atendida com mais qualidade e sem enfrentar filas. O site cadunico.rio já está programado para moradores da Zona Sul e da Grande Tijuca.

A população poderá agendar o atendimento, escolher o local para ser atendido, assim como data e hora. De acordo com a prefeitura, é importante ressaltar que o CADRio é exclusivo para agendamento de regularização do Cadastro Único. Os demais serviços seguirão como antes.  

O projeto é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e a Secretaria Municipal de Transformação Digital e Integridade Pública (SMTDI), que idealizaram e implementaram a nova plataforma. O local escolhido para iniciar a modalidade foi a Rocinha, devido a alta demanda e complexidade. Outras nove centrais serão inauguradas nos próximos dias.

“O serviço de agendamento on-line representa uma economia de tempo para o cidadão e uma maior agilidade na prestação do serviço. O usuário passa a poder organizar seu tempo com a certeza de que será recebido nos pontos de atendimento no horário marcado e no local desejado. Mais um exemplo de como novos sistemas e plataformas digitais podem melhorar a vida dos cariocas”, diz Tony Chalita, Secretário Municipal de Transformação Digital e Integridade Pública, órgão responsável pela implementação do novo sistema.

Até a semana passada, não era possível agendar hora nem local para se cadastrar ou fazer atualizações no sistema. Era necessário reunir toda a documentação em papel e ir pessoalmente, no horário de 8h às 17h, até um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). O atendimento para a nova modalidade vai começar no próximo 16.

O piloto de agendamento do CadÚnico Rio está sendo implementado inicialmente nas regiões Zona Sul e Grande Tijuca. Após a fase de teste da plataforma, desenvolvida pela Central 1746, o sistema irá gradativamente para outras regiões da cidade e será necessário agendar o atendimento.

“É um momento importante para muitos cariocas que dependem de um programa como o Bolsa Família. A Prefeitura do Rio, a partir do prefeito Eduardo Paes, garante agilidade e dignidade na vida do cidadão, ampliando o atendimento e zerando a fila”, ressalta Adilson Pires, Secretário Municipal de Assistência Social do Rio. 

Cadastro Único mais acessível

O Cadastro Único é um instrumento de coleta de informações, para realizar a identificação e a caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. Podem fazer o cadastro famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. O responsável familiar deve ter idade a partir de 16 anos.

A meta da Secretaria Municipal de Assistência Social é zerar a fila para o serviço. Por isso, nos próximos dias as demais Coordenadorias de Assistência Social irão iniciar o agendamento pelo 1746. O calendário seguirá uma ordem de implementação a ser divulgada.

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Projeto social atende 120 moradores com deficiência na Rocinha

Entre os mais de 100 mil habitantes da Rocinha, qualquer gesto de…

Rocinha tem pontos de coleta para as vítimas de Petrópolis

Em solidariedade a população de Petrópolis, atingida por um forte temporal na…

Livro aborda a vida de travestis na Rocinha

Ser LGBTQIAP+ na favela significa encontrar a liberdade mesmo em espaço de opressão

Senac oferece cursos profissionalizantes gratuitos na Rocinha

O Senac RJ está com inscrições abertas para cursos gratuitos de capacitação…