A deputada estadual Verônica Lima (PT) apresentou o Projeto de Resolução nº 98/2023, que propõe a criação do Fórum Permanente de Diálogo com os Comunicadores Comunitários e Populares de Favelas e Periferias do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é estabelecer um canal permanente de diálogo entre a Assembleia Legislativa e os grupos de comunicação que representam as demandas, reivindicações e pautas dos comunicadores comunitários e populares de favelas e periferias, com base no princípio da paridade.

Segundo a justificativa da Deputada Verônica Lima, o Fórum Permanente de Diálogo com os Comunicadores Populares Periféricos visa garantir um espaço democrático de diálogo para pensar em políticas públicas que possam garantir direitos à educação, cultura, meio ambiente, equidade racial e desenvolvimento comunitário.

O Fórum será aberto à participação de todos os parlamentares da Alerj, que poderão propor à coordenação do fórum temas para integrar a sua pauta de trabalho, além de outras iniciativas que julgarem pertinentes. 

O projeto de resolução foi apresentado em 16 de março de 2023 e, se aprovado, entrará em vigor na data de sua publicação.

Fórum fortalecerá comunicação nos territórios

Para o Fala Roça, a criação desse Fórum é essencial para garantir um espaço democrático de diálogo que possa apontar caminhos para garantir direitos à educação, cultura, meio ambiente, equidade racial e desenvolvimento comunitário. Além disso, a organização acredita que é necessário criar um observatório da violência contra jornalistas e comunicadores, em âmbito estadual, e que os estados também devem fazer algo semelhante, dando voz às pessoas que produzem comunicação nas favelas e periferias do Brasil.

“Existem muitos veículos de mídias em diferentes formatos nas favelas do Rio de Janeiro que vão além da produção jornalística. Eles movimentam a cultura, promovem ações locais e são geradores de dados que, em muitos casos, o Estado não tem.”, comenta o diretor de jornalismo Michel Silva.

MPF recomenda aprovação

O Ministério Público Federal (MPF), pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC-RJ), enviou à Alerj manifestação favorável à criação do fórum. Essa posição é parte dos encaminhamentos da reunião feita com comunicadores populares e de favelas, na sede do órgão.

Na reunião, o procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Julio José Araujo Junior, destacou que o objetivo era compreender as demandas trazidas pelos comunicadores e criar o canal de diálogo sugerido em relatório do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) após missão no Estado.

“O MPF pode fortalecer as articulações necessárias e se tornar um parceiro, um aliado a ser acionado em determinadas situações, reverberando uma questão relevante e servindo, em outros casos, como impulsionador de denúncias”, ponderou o procurador.

Outros encaminhamentos do encontro foram discutidos como o mapeamento de leis que não estão sendo cumpridas, como é o caso da Lei estadual 6.892/2014, que fomenta à diversidade cultural por meio de incentivo às rádios e TVs comunitárias; a necessidade de prévio cadastramento na Secretaria de Estado de Comunicação Social; e a proposta de coleta de dados em relação a ameaças a comunicadores e criação de perfis fakes criados para descredibilizar os veículos de favelas.

No relatório, a recomendação feita ao MPF é para que se criem canais diretos com a comunicação popular e de favelas que estejam em territórios atingidos pela violência policial e outros confrontos armados, visto que a comunicação popular tem cumprido papel fundamental de informar, em primeira mão, sobre potenciais violações de direitos humanos.

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Novos deslizamentos podem acontecer em 2020 se não houver obras na Rocinha, afirma defensora pública

Declaração foi dada durante audiência pública da CPI das Enchentes

Prefeitura desativa projeto ambiental na Rocinha

Moradores e responsáveis pelo projeto social “De Olho no Lixo” foram surpreendidos…

Obra de contenção de encosta custou quase R$ 1 milhão de reais na Rocinha

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, participou nesta quinta-feira (01/11), da entrega…

CPI das enchentes: vereadores farão uma vistoria esta semana na Rocinha

Rocinha é uma das favelas mais castigadas pelas chuvas este ano