As primeiras fotos que aparecem sobre a Rocinha nos sites de busca, como o Google e Bing, são de operações policiais ou de prédios em São Conrado em contraste com as casas de alvenaria da Rocinha. Na “rede ao lado”, 4 amantes da fotografia criaram o coletivo Rocinha Sob Lentes para mostrar a Rocinha do ponto de vista do morador. A vida como ela é, diria o escritor Nelson Rodrigues. De fato é. 

O perfil criado pelos moradores e fotógrafos Allan Almeida, Diego Cardoso, Erick Dias e Marcus Costa no Instagram reúne mais de 500 publicações com olhares intimistas e sensíveis das vivências de moradores na maior favela do Brasil. Agora, 80 fotografias vão sair do feed e serão eternizadas no livro “Rocinha Sob Lentes”, que será lançado na segunda-feira (14/03), às 18h, no Complexo Esportivo da Rocinha. 

Produzido a partir de imagens coletadas nos últimos dois anos, o livro será distribuído de forma gratuita na Rocinha. “A ideia do livro partiu de uma amiga, Renata, há três anos estamos com essa ideia guardada. Em novembro, quando foi aprovado o projeto, através da Lei Rouanet, tivemos três meses para colocar essa ideia na rua. Foram quase 800 fotos, 200 para cada fotógrafo mostrar o seu trabalho e no fim 80 estão neste livro.”, explica Diego Cardoso. 

Após o lançamento do livro, os amigos fotógrafos pretendem oferecer workshops de fotografia no segundo semestre de 2022 para jovens a partir de 14 anos como forma de retribuir o carinho e admiração que recebem dos moradores.

“Convidamos algumas pessoas que aparecem nas fotos para o nosso lançamento, é muito importante que eles se vejam, teremos convidados de outras comunidades e amigos fotógrafos prestigiando também.”, explica Diego Cardoso.

O livro conta com uma tiragem inicial de 2 mil exemplares patrocinado pela Supergasbras por meio da Lei de Incentivo a Cultura e produzido pela editora Engenho Arte e Cultura.

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Projeto na Rocinha empodera mulheres através da cultura do funk

Todo fim de semana os bailes funks de favelas são tomados por…

Podcast ‘Barraco Adentro’ lança temporada sobre conquistas históricas da Rocinha

O Barraco Adentro, podcast criado pelo jornalista Cleber Araújo, lançou no início…

Moradores criam escola de cinema na Rocinha para promover inclusão no mercado cinematográfico

Cursos de férias, cineclube e palestras com diretores de filmes marcam a abertura da Academia de Cinema para inspirar talentos da favela