O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prorrogou até o dia 21 de janeiro as inscrições do processo seletivo para o Censo Demográfico de 2022. Ao todo, são 65 vagas disponíveis para trabalhar na Rocinha, divididas em duas funções: recenseador (nível fundamental) e agente censitário supervisor (ACS) (nível médio).

As inscrições podem ser feitas pela internet. As provas serão realizadas no dia 10 de abril. O candidato poderá obter mais informações sobre o concurso por meio do telefone 0800-2834628 ou do e-mail ibgepss21@fgv.br.

A taxa de inscrição para recenseador é de R$ 57,50, e de R$ 60,50 para agente censitário, e pode ser paga até 16 de fevereiro. Com a prorrogação dos prazos, as provas foram adiadas de 27 de março para 10 de abril. Os candidatos podem concorrer aos dois processos seletivos, já que as provas dos recenseadores serão realizadas no turno da manhã e a dos agentes censitários na parte da tarde. 

As provas objetivas serão aplicadas presencialmente seguindo os protocolos sanitários de prevenção da Covid 19 que constam em edital. O candidato que descumprir as medidas de proteção será eliminado do processo seletivo.

Como os recenseadores são remunerados por produtividade, o IBGE preparou um simulador online, que calcula quanto o profissional vai receber de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais.

Clique nos cargos para ver os editais:

Assine nossa newsletter

Receba por e-mail informações sobre a maior favela do Brasil.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Novas rotas de ônibus da zona sul afetam circulação de moradores na Rocinha

No próximo final de semana, sábado (03 de outubro), começa a funcionar…

Rocinha recebe semana em prol da visibilidade LGBT

A Biblioteca Parque da Rocinha C4 em parceria com a Prefeitura do…

Teste: Você conhece a Rocinha de verdade?

Responda ao nosso Quiz para mostrar que conhece a Rocinha

Museu Sankofa da Rocinha ganha coluna no jornal

O Museu Sankofa de História e Memória da Rocinha tem o objetivo…