Entre os anos de 2017 e 2018 a Rocinha foi destaque nos noticiários e manchetes que pautavam a disputa territorial pelo controle do tráfico. Foi nesse cenário que a Via Sacra da Rocinha realizou sua 26º edição, com a proposta de denunciar as diversas formas de violência vivenciadas na cidade, principalmente pelos favelados e periféricos.

O documentário “Via Sacra da Rocinha: arte e resistência na favela” apresenta a história desse espetáculo teatral de rua, que contextualiza a Paixão de Cristo com temas relevantes e sempre atuais, bem como seu processo de criação que resultou na expressiva encenação de 2018, reafirmando a arte como contraponto à violência.

Edição de 2018 (Foto: Kita Pedroza)

A Via Sacra da Rocinha é uma tradição antiga da favela, produzida pela Companhia de teatro Roça Caça Cultura desde 1992 e é Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro. No ano de 2018, quando esse documentário foi gravado, a ideia do espetáculo era homenagear a própria história da Rocinha, uma favela com fortes raízes nordestinas. Em poucos dias, o tema mudou. A rotina das pessoas vinha sendo duramente afetada, não tinha como não falar sobre isso, contou na época o diretor da peça, Robson Melo.

“Infelizmente a gente teve que mudar nosso assunto por conta desses eventos de violência que vieram acontecendo e a procuramos mostrar que essa violência é horrível sim, é uma violência explícita, mas tem outras violências que também matam, como a falta de saúde, saneamento básico, educação”.

A edição de 2018 da Via Sacra aconteceu sem patrocínio, sob o clima tenso de violência. Mesmo assim, cerca de 3 mil moradores se reuniram para acompanhar o espetáculo no Largo do Boiadeiro, e aquele ano foi uma das edições mais emocionantes do espetáculo.

Todos estão convidados à prestigiar a exibição do filme “Via Sacra da Rocinha: arte e resistência na favela”, que acontecerá nesta quinta-feira, dia 18, na Biblioteca C4, à partir das 19h. O evento é totalmente gratuito. O C4 fica na Estrada da Gávea, 424, Rocinha, em frente ao antigo Bob’s.

Confira o teaser do filme:

Ficha Técnica:

Produção executiva: Gustavo Westmann
Direção: Cleber Araujo
Montagem: Fabiana Melo Sousa
Roteiro: Fabiana Melo Sousa e Cleber Araujo
Finalização: Glauber Onofre
Direção fotográfica: Robson Melo
Câmera: Leandro Lima
Pós-produção de áudio: Pedro Coelho
Fotografia: Flávio Carvalho
Música: Guilherme Rimas
Realização: Gustavo Westmann e TV Tagarela

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Rocinha receberá 1° feira internacional literária nos dias 17 e 18 de maio

Com entrada gratuita, a feira vai receber autores e provedores de artes local e internacional para homenagear a diversidade cultural da Rocinha

Fotógrafos locais lançam livro com 80 fotos sobre o cotidiano da Rocinha

As primeiras fotos que aparecem sobre a Rocinha nos sites de busca,…

Projeto de lei propõe alterar nome da Biblioteca Parque da Rocinha para homenagear educadora

Tramita na Câmara Municipal do Rio de Janeiro um projeto de lei…

Sem poder ir às ruas, organizadores da Via Sacra da Rocinha vão transmitir documentário na web

No próximo final de semana – dias 2,3 e 4 de abril…