A idosa Maria Luiza Santana do Nascimento, de 70 anos, morreu com suspeita de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, na UPA da Rocinha, nesta segunda-feira (30/03), segundo familiares da vítima. Até o momento, nenhum caso do Covid-19 foi confirmado na Rocinha pela Secretaria Municipal de saúde.

De acordo com familiares da vítima, a aposentada foi levada para a UPA na quarta-feira (25/03), com sintomas de gripe e tosse, além de uma leve falta de ar. A idosa foi medicada e a unidade hospitalar recomendou voltar para casa. 

Maria Luiza tinha 70 anos e não tinha histórico de doenças, segundo família. (Foto: Acervo/Família Santana do Nascimento)

No sábado (28/03), os sintomas iniciais de Maria Luiza pioraram, como falta de ar, tosse e diarreia. A idosa foi levada novamente para a UPA e, imediatamente, recebeu nebulização com aplicação de medicamentos que não surtiram efeitos. Com o agravamento do quadro de saúde, ela foi encaminhada para a sala vermelha da unidade hospitalar onde foi entubada e sedada. 

Às 23h30 de ontem, a idosa morreu e o material biológico foi coletado horas antes do óbito para exames do novo coronavírus. 

Um dos filhos de Maria Luiza acompanhou o atendimento da mãe através de uma sala com porta de vidro. Ele notou que os batimentos cardíacos foram aumentando ao longo do dia enviou mensagens para órgãos do Estado e Prefeitura pedindo uma transferência para outro hospital porque, segundo ele, a UPA da Rocinha não tinha os recursos adequados para ela se recuperar.

“Meu irmão mora a 300 metros da UPA e ficou acompanhando a cada momento a evolução do quadro. Ele viu a correria em direção a sala da minha mãe e os aparelhos estavam apitando, alarmando alguma situação perigosa e, posteriormente, ficamos sabendo que os rins dela estavam sem funcionar e isso ocasionou um aumento na pressão sanguínea. Os batimentos cardíacos aumentaram demais. A médica que avisou para meu irmão foi realista. Disse que o quadro era crítico e dificilmente ela ia superar aquilo ali. Quando eu soube que os rins dela pararam, joguei a toalha e aceitei a possibilidade da morte dela de maneira imediata”, contou o filho.

Maria Luiza não tinha histórico de doenças. Ela morava com uma filha e uma neta em uma casa na Rua 2, localizada na parte alta da Rocinha. As duas já estão em quarentena. A idosa caminhava regularmente na praia de São Conrado. O corpo permanece na UPA e não há detalhes sobre o enterro.

Novos casos na cidade

O Fala Roça apurou que dois idosos estavam internados na UPA da Rocinha, sendo um deles, a aposentada Maria Luiza. Uma terceira pessoa foi identificada como uma mulher de 45 anos que apresentou sintomas leves de covid-19. A morte da idosa consta como suspeita no banco de dados da Superintendência de Vigilância em Saúde, um dos órgãos responsáveis por alimentar o Painel Rio COVID-19, que divulga os casos confirmados e casos prováveis no município do Rio de Janeiro.

Segundo o painel, há 553 casos confirmados de Covid-19 e 4.471 casos prováveis na cidade. Nos bairros vizinhos à Rocinha, São Conrado tem 16 casos confirmados e Gávea e Leblon contabilizaram juntos 66 casos confirmados até o momento.


Apoie o jornalismo de favelas. Apoie o Fala Roça.

Fazer jornalismo na favela é um imenso desafio. Nós sempre fizemos nossas matérias abordando diversos aspectos da Rocinha. Seja no jornal impresso ou no site. Contribuindo com o Fala Roça, você estará fortalecendo o jornalismo feito na favela, independente, e com um olhar de quem nasceu e mora até hoje no morro. Pode dar essa moral? 👇

Assine nossa newsletter

Receba por e-mail informações sobre a maior favela do Brasil.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Infectologista diz que moradores da Rocinha correm risco com coronavírus

Uma das portas de entradas do coronavírus na Rocinha pode ser o turismo

Eraldo Silva: “Crise na saúde pública do Rio atinge patamares alarmantes”

Se a Prefeitura do Rio de Janeiro não recuar na sua decisão…

Lixo espalhado pelas ruas da Rocinha pode gerar doenças em moradores

Cerca de 36 mil toneladas. Essa foi a quantidade de lixo retirada…