O aquecido comércio da Rocinha poderá contar com um reforço nos negócios. O Sebrae Rio retomou o projeto “Plantões nas Comunidades”, que oferece consultorias gratuitas para microempreendedores individuais e potenciais empreendedores.

Com o objetivo de capacitar e fortalecer os negócios locais, as orientações abordam gestão de negócios, como definir preço dos produtos e serviços, controle e organização do caixa e finanças, plano de negócios, vendas, marketing digital, orientação para emissão de nota fiscal, regularização e abertura de MEI.

“A pandemia impactou substancialmente o desemprego no país, deixando milhões de pessoas desempregadas, que viram no empreendedorismo uma saída para gerar renda e manter suas famílias. Por outro lado, muitos empreendedores em comunidades abrem uma empresa pela motivação. As consultorias irão ajudá-los a melhorarem suas habilidades de gestão e a aumentarem o faturamento, além do desenvolvimento de um plano de negócios para quem quer iniciar um empreendimento”, conta a analista Thainar Xavier.

Em 2021, o projeto atendeu mais de 3,5 mil empreendedores. Este ano, o atendimento estará disponível, de forma presencial, até o mês de novembro. As consultorias são realizadas nas segundas-feiras, iniciando sempre às 10h e terminando às 16h, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, na Estrada da Gávea, 445.

“O empreendedor de comunidade ganha uma vantagem operacional. Ele estabelece uma oportunidade de negócio e trabalha dentro da sua própria comunidade, o que gera confiança e reconhecimento dos vizinhos. Quando esse empresário estiver capacitado com as melhores ferramentas do mercado, ele pode atingir metas de forma mais eficaz e assertiva”, conclui Thainar.

*Com informações da Agência Sebrae de Notícias

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Empreendedores pretos e favelados enfrentam dificuldades em abrir contas PJ

As favelas brasileiras possuem um potencial de consumo bilionário, mas muitos empreendedores…

Morador da Rocinha vende doces há 15 anos pelos becos da comunidade

Perseverante, sonhador e batalhador. É assim que se pode definir Nilton Oliveira,…

Quedas de energia danificam eletrodomésticos de moradores na Rocinha

Morador Jeferson Vieira, 35, diz que perdeu eletrodomésticos e teve prejuízos de R$ 4 mil